top of page

O seu imóvel está demorando para vender? Veja 7 motivos!


Você decidiu colocar o seu imóvel à venda, porém se passaram seis meses ou até mesmo um ano e nada de negociá-lo, o que pode estar de errado? Desde 2010 estou realizando uma pesquisa tentando identificar quais os motivos que contribuem para que um imóvel demore tanto tempo para vender e em diversos casos até mesmo nunca vendem. Veja se algum destes 7 motivos abaixo não estão prejudicando a venda do seu imóvel:


1- O seu imóvel está com PREÇO acima da região:

No mercado imobiliário existe muita diferença entre VALOR e PREÇO.

VALOR é o que o seu imóvel representa para você, é o que você investiu em dinheiro, tempo e suas lembranças afetivas.

PREÇO é o que o comprador pagará para adquiri-lo, é o valor do m² comercializado na sua região conforme o padrão do seu imóvel. É a lei da oferta e da procura, PREÇO de mercado.

Há imóveis em que o proprietário investiu muito nele, piso em porcelanato, mármore travertino, banheira de hidromassagem, aquecimento solar, etc...,porém na sua região o seu imóvel é um dos poucos com esse acabamento diferenciado. O preço do m² ficou alto e o perfil dos compradores desta região não é para esse imóvel, não tem como agregar no preço final de venda, desta forma reduz muito a quantidade de interessados. Com certeza existirá vários outros imóveis sendo vendidos na mesma região com a mesma medida, porém com PREÇOS mais atrativos. Quando o PREÇO de venda se mantém conforme a região e o perfil dos compradores, com certeza a venda será muito mais rápida. Todo imóvel vende, basta estar com o PREÇO certo.


2- Você não está aberto à negociações.

Em virtude da retração na oferta do crédito imobiliário, hoje as negociações estão acontecendo em um formato diferente do que ocorria à alguns anos atrás. A permuta de imóveis se tornou uma realidade no mercado. Na maior parte das negociações os proprietários estão aceitando outros imóveis ou veículos como parte de pagamento, sem falarmos no parcelamento direto que os proprietários estão realizando para os possíveis compradores. Desta forma se você não estiver aberto à alguma destas formas de negociação com certeza dificultará a venda do seu imóvel, exceto se o preço estiver abaixo do mercado.


3- O seu imóvel está em uma localização que não o favorece.

Após o possível comprador visitar o seu imóvel, se ele estiver realmente interessado em comprá-lo, voltará para conhecer mais a região e até mesmo conversar com os seus vizinhos. Imóveis próximos à bares, oficinas mecânicas, serralherias ou comércios com grande fluxo de pessoas ou que gerem algum barulho fora do normal, são imóveis que os possíveis compradores tendem à evitar. Já tive experiências de vendas não realizadas ocasionadas pelo fato do grande número de cachorros existentes no condomínio. Outra situação são os imóveis de frente para a rua, pela questão da segurança alguns compradores estão preferindo e buscando somente imóveis dentro de condomínios fechados.


4- O seu imóvel está mal cuidado.

Com certeza você já ouviu o ditado popular "A primeira impressão é a que fica", por mais que o seu imóvel tenha um ótimo potencial se o comprador não tiver uma boa impressão na primeira visita, a venda está praticamente descartada. O cuidado maior deve ser tomado em relação à infiltrações e rachaduras, não coloque o seu imóvel à venda sem antes realizar estes consertos. Outro cuidado importante é com a limpeza, principalmente se você possuir animais de estimação. Um imóvel bem cuidado e limpo com certeza chamará muito mais a atenção do comprador.


5- Você deixou o seu imóvel em várias imobiliárias.

O seu imóvel está sendo anunciado em várias imobiliárias, este fato gera a ilusão que muitos compradores estão visualizando o seu imóvel e que há muitos corretores trabalhando para que ele seja vendido. Mas como essas imobiliárias estão trabalhando o seu imóvel, sendo que nenhuma delas possui a exclusividade para vendê-lo? Com certeza estão realizando um trabalho muito básico, sem nenhum investimento. Hoje com a tecnologia e a internet os possíveis compradores encontram todos os imóveis através dos portais imobiliários e sabe o que eles irão ver? O seu imóvel anunciado em muitas imobiliárias. Não é difícil encontrar anúncios do mesmo imóvel com preço diferente em imobiliárias diferentes, isso gera muita desconfiança para o comprador e a impressão da necessidade urgente em vendê-lo, o que faz com que a percepção do valor do imóvel caia drasticamente.

Você escolhendo uma imobiliária e permitindo-a à trabalhar a venda do seu imóvel com exclusividade, poderá também cobrar um serviço mais diferenciado e profissional na questão da divulgação e da captação de possíveis compradores.


6- A imobiliária contratada não realiza um bom trabalho.

Como já falei, hoje a tecnologia e a internet dominam a forma de vender imóveis. Procure uma imobiliária ou corretor autônomo que estejam atualizados à essa evolução tecnológica, que trabalhem com técnicas atuais de divulgação e captação de possíveis compradores. Desde a qualidade das fotos e dos vídeos, o número de informações do imóvel, os canais de divulgação, os canais de captação de interessados, o marketing digital, o conhecimento da documentação e da parte financeira exigida para a concretização da venda, enfim tudo o que há de mais atual que possibilitará o aumento da velocidade na venda do seu imóvel.


7- O seu imóvel está alugado.

Você quer vender o seu imóvel, porém ele está alugado! Essa situação também gera muita insegurança ao possível comprador, será que o inquilino vai desocupar mesmo o imóvel? Sem contarmos nas situações de visitas, que sempre dependeremos dos horários do inquilino, que geralmente nunca podem atender e que normalmente imóveis alugados nem sempre encontram-se em condições ideais de conservação. O ideal é colocar o seu imóvel à venda quando ele estiver desocupado. Há casos em que os possíveis compradores são investidores e irão manter o imóvel alugado, sendo assim não ficarão tão inseguros, mas é um número reduzido de clientes nesta situação, a maioria querem comprar um imóvel para morar.


Qualquer dúvida me envie um e-mail e vamos conversar.

Um forte abraço!

marcoramos



bottom of page